Para gerar impacto na sociedade de forma sustentável, efetivo e positivo é preciso ter uma estratégia por trás.

Quer seja uma instituição do terceiro setor ou uma empresa que queira fazer a diferença no mundo, não basta ter uma grande ideia. A forma como ela é executada é fundamental para tornar essa ideia em uma causa social relevante.

Grandes campanhas de mobilização à primeira vista parecem simples. Lembra da campanha da Dove, Retratos de uma Beleza Real? Como falamos anteriormente no blog, foi um vídeo que viralizou e se tornou um dos mais assistidos na história do YouTube – mais de 20 milhões de visualizações só na primeira semana -, em que convida as mulheres e a sociedade como um todo a refletir sobre os padrões de beleza e o papel da mulher.

O vídeo em si é excelente, aliás se não assistiu ainda, assista, tanto pela bela construção do roteiro, quanto pela originalidade da proposta, além de ser uma produção brasileira.

No entanto, é preciso pontuar que o sucesso do vídeo é fruto do trabalho da Dove, nos últimos 10 anos, em construir uma marca em torno de um propósito. Há 10 anos a companhia tem, a partir do tema Beleza Real, realizado campanhas que debatem os padrões de beleza, com objetivo de gerar reflexão e engajar as pessoas em torno do tema.

Além desse exemplo, existem inúmeros outros casos que mostram que para gerar impacto e mobilizar pessoas em torno de uma causa demandam energia e foco, além de um bom planejamento estratégico. Como afirma Renato Guimarães, gerente de mobilização do Greenpeace Brasil e coordenador do curso Mobilize! – Estratégias de Transformações, “a verdade é que um planejamento estratégico bem feito é fundamental, já que nos permite ter uma visão clara da mudança que queremos produzir na sociedade, dos caminhos que precisamos seguir para realizar este sonho, com quem podemos fazer e que recursos e ferramentas vamos usar”.

Se você pensa da mesma forma e está buscando se aprofundar em estratégias de mobilização, quer seja para ampliar o impacto da sua instituição ou tornar sua marca significativa para as pessoas e para a sociedade, temos uma dica.

Conheça o curso Mobilize! estratégias para transformação: um novo formato e muita prática para você mobilizar multidões!

Formar estrategistas, profissionais capazes de usar planejamento estratégico para mobilizar a sociedade e criar valor para produtos ou ações sociais. Este é o principal objetivo do “Mobilize! Estratégias para Transformação“, curso inovador que acontece em São Paulo na Escola Design Thinking em parceria com a Together.

O Curso, em sua terceira edição, está com um novo formato, com o objetivo de atender novas demandas, conseguindo abraçar também as diversas pessoas de fora da capital paulista que procuravam se formar no tema. Na próxima edição, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, com o total de 24h de curso, será oferecida uma experiência intensa e marcante para os participantes. Além disso, o curso também assume um caráter ainda mais prático em que os alunos irão desenvolver um projeto real de mobilização.

Além disso, com o novo formato intensivo, o curso irá alcançar novos voos em 2017 e passará a viajar pelo Brasil, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de participar.

O que você irá aprender no curso?

A proposta do curso Mobilize! é unir a teoria com a experiência prática e, de quebra, deixar um legado para a sociedade.

Para Guimarães, existe uma escassez de estrategistas no mercado, ou seja, profissionais capacitados tecnicamente a desenvolver e implantar processos de planejamento estratégico focados em mobilizar pessoas e comunidades ao redor de causas de impacto na sociedade.

Caso queira saber mais sobre como foi passar pela experiência de aprendizado no Mobilize, fizemos um video especialmente para isso. Confira!

Para entender o que acontece no curso, na última turma, tivemos a ilustre presença de uma facilitadora gráfica que registrou os projetos finais apresentados pelos participantes. Olha só como ficaram incríveis!

Registro realizado por Vivian Dallalba dos projetos apresentadosmobilize-apresentacao

Quer ser o próximo agente de transformação na sua organização ou empresa, criando e executando de maneira inteligente campanhas de impacto?

Então, venha para o Mobilize! Para saber mais sobre o curso e as próximas turmas, acesse nosso site.