Recuperando-se de um período de crise alastrado em 2011, o continente europeu tem vivenciado nos últimos anos um florescimento do cenário empreendedor e da inovação, com destaque para Portugal, que vem apresentando desde 2013 índices de crescimento positivos.

No epicentro do progresso está Lisboa, uma das cidades mais antigas do continente.

Lisboa especificamente tem se tornado um polo de referência na Europa para o que se denomina de economia startup. Cada vez mais empreendedores que estão em busca da consolidação de seu modelo de negócio estão migrando para as terras portuguesas. Não apenas em razão do menor custo de vida se comparado com outros países europeus, mas também em razão das novas diretrizes e estratégias desenvolvidas pelo governo federal português, o Startup Portugal.

Com objetivo de “apoiar quem já é empreendedor, a assegurar a longevidade das empresas criadas e aumentar o seu impacto na criação de emprego e de valor econômico”, o Startup Portugal atua em três grandes frentes:

1. Desenvolvimento do ecossistema empreendedor;
  2. Novas formas de financiamento/investimento como forma alternativa ao crédito bancário;
  3. Internacionalização promovendo a presença de startups portuguesas nas principais feiras e eventos setoriais fora do país.

Nesse contexto, passaram a surgir diversas iniciativas no território português não só de negócios como de empresas-suporte ao ecossistema como aceleradoras, incubadoras, espaços de coworking e espaços makers. A exemplo disso está o Lisboa Challenge, um programa de aceleração de 3 meses que está se tornando um dos mais respeitados da Europa e do qual a Descola, nossa frente de cursos online teve a oportunidade de participar em 2015.

Ao cabo, o objetivo maior por parte do governo é criar uma rede nacional capaz de conectar todos esses atores, mudando a cultura empreendedora do país. O que significa dizer que o país está vivenciando uma mudança sistêmica. Sistêmica porque essa movimentação está alterando a forma com que pessoas, negócios e instituições relacionam entre si. Novos padrões de comportamento estão emergindo, mostrando que é possível inclusive  redesenhar o invisível, “o que não se vê – ou do que está escondido – como os sistemas, os processos, as culturas que impactam diretamente na construção do mundo onde iremos viver”.

Ora pois: a Echos em terras lusitanas

Com a visão de ser uma plataforma focada em pessoas, descentralizada e global, a Echos quer participar desse redesenho do invisível, fomentando o surgimento e a consolidação de novos pontos voltados à inovação. Por isso, mais uma vez iremos “navegar por mares nunca dantes navegados”, como disse Luís de Camões.

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, desembarcaremos em Portugal, em específico na cidade de Lisboa, para realizar a primeira edição do Design Thinking Experience no continente europeu.

Assim como acontece por diversas cidades no Brasil, o Design Thinking Experience Lisboa será um programa imersivo de 3 dias que permite uma grande compreensão sobre os princípios do design thinking, as principais ferramentas e as metodologias para aplicação. Sempre com o foco mão na massa. Aprende-se fazendo!

Será uma oportunidade única em que os participantes irão, além de vivenciar uma abordagem humana para a inovação, interagir, aprender e criar soluções com pessoas de dentro e de fora de Portugal. Caso esteja de passagem para Portugal no período ou conheça alguém que possa se beneficiar do programa, vale a recomendação!

Para informações adicionais, acesse o nosso site.