Analise o seu último ano, projete seus próximos cinco anos.

No dia 1 de janeiro pausei as férias e começei a fazer um exercício para projetar minha vida nos próximos cinco anos. Foi a melhor coisa que poderia ter feito.

Os designers são pessoas genuinamente otimistas, e isso é raramente mencionado. Mas nós temos que ser. Nós nunca sabemos exatamente para onde estamos indo, mas temos uma visão. Nós não sabemos como chegar lá, mas nós arregaçamos as mangas e sabemos que de alguma forma nós vamos chegar lá.

Como criadores do futuro, sabemos que a possibilidade é uma certeza e o que você pode fazer a partir da possibilidade, é um trabalho a ser feito.

E se pudéssemos também projetar nossas vidas? E se pudéssemos unir a intenção com o acaso? E se pudéssemos explorar as possibilidades de nossos futuros desejáveis?

Gostaríamos de desejar boas vindas a 2019 com este exercício maravilhoso que aprendemos com Bill Burnett e Dave Evans no livro “O Design da Sua Vida”.

Exercício de planejamento da Odisseia.

O que: Projete 3 versões diferentes dos próximos cinco anos.

Por que? Muitas vezes acreditamos que apenas temos uma vida à nossa frente. Compreender que temos o potencial de explorar diferentes possibilidades de futuro, podem nos ajudar a esclarecer qual caminho escolher.

Ok. Você deve está se perguntado: “Por que diabos eu preciso projetar três versões dos meus próximos cinco anos?”

O futuro é apenas uma percepção do que pode se tornar. Ainda não é uma realidade, e por não ser uma realidade, o ideal é explorar caminhos diferentes. A teoria por trás de cenários futuros diz que não há um futuro, mas muitas possibilidades que podem se desenvolver. Os autores Bill e Dave escrevem no livro “Não há uma única ideia para sua vida. Há muitas vidas que você poderia viver feliz e produtivamente”.

Como: O Planejamento da Odisseia é uma representação gráfica de três possíveis vidas alternativas que você pode viver nos próximos cinco anos.

Seu primeiro plano da Odisseia deve ser algo que já está em rota. O que é mais óbvio.

O segundo plano é algo como um plano B.

O terceiro plano é o mais louco. Imagine que você não tem restrições, você tem todo o dinheiro e recursos no mundo e então, o que você faria?

Para te ajudar na sua jornada você pode usar o modelo abaixo do livro “O Design da Sua Vida” como um guia. Você pode baixá-lo aqui.

Esperamos que você aproveite este exercício e que você possa projetar sua vida feliz no ano novo!

“Os designers não pensam sobre os próximos passos. Os designers criam o caminho a seguir”.

– Design Your Life, Bill Burnett e Dave Evans

Você pode verificar o livro e todos os recursos Aqui.