Como inovar no ambiente de trabalho com a gamificação?

Foi-se o tempo em que os games eram encarados como meras distrações, que não eram coisas sérias. Mesmo sem perceber, nas mais diversas atividades do dia a dia os jogos estarão presentes. No trabalho, é claro, não é diferente. Incorporamos conceitos e práticas do mundo dos games em vários momentos. O nome disso é gamificação e é dessa ideia que vamos conversar agora.

A ideia de gamificação não é nenhuma novidade no mercado, mas parece estar cada vez mais no dia a dia, na cultura e nas soluções das empresas que querem inovar. A fim de oferecer melhores experiências para o consumidor, contar melhores histórias e engajar clientes e todo tipo de público, a gamificação é utilizada por diversas empresas.

Mas como fazer isso? Como aplicar ideias vindas de jogos aos negócios e inovar no ambiente de trabalho?

O que é gamificação?

Gamificação, ou gamification, significa aplicar conceitos de jogos em um processo, uma prática ou um produto. Na prática, o que essa ideia promove é a melhoria da experiência, com resultados dinâmicos, criativos e que engajam.

O que é gamificaçãoO que é gamificação e sua relação com a forma como os games funcionam são bem fáceis de se entender. O que os games promovem é uma busca por objetivos alcançáveis através de um processo interativo, que desperta e estimula a criatividade e a curiosidade.

Pensando nisso, afirmamos que toda empresa pode aproveitar a gamificação. Seja para projetos e objetivos internos ou para novos produtos, para atrair clientes ou promover interação com o seu público, essa ideia pode trazer vantagens para qualquer negócio. E o melhor de tudo é que “gamificar” também pode auxiliar na implementação da inovação no seu negócio.

E para que serve o conceito de gamification nas empresas?

É possível usar a gamificação de diversas formas e para diversos objetivos. Ela pode ser utilizada em produtos, como apps, que incorporem elementos de jogos como badges, competições e metas estabelecidas que ofereçam recompensas. Também é possível gamificar o processo de engajamento de clientes, como no exemplo clássico dos programas de fidelidade e que recompensam consumidores ao comprar.

A Starbucks, por exemplo, é um dos varejistas reconhecidos como mais inovadores pelo mundo. A rede de cafés criou uma estratégia de gamificação em torno de recompensas com pontos e badges virtuais para quem visita suas lojas. Eles incentivam as pessoas a fazerem o check-in ao chegar em uma loja. A partir daí, quando realizam “missões”, como visitar cinco Starbucks diferentes, ganham pontos extras. Esses pontos não têm valor monetário, e as insígnias ganhas não têm nenhum retorno real, no entanto, é um incentivo divertido para as pessoas visitarem suas lojas e comprarem mais produtos.

Já a Bluewolf, consultoria do grupo IBM, tem um exemplo de gamification usada internamente. Seus líderes podem ser considerados inovadores ao implementar a gamificação no seu sistema de feedback com as equipes. Isso ajuda a organização a conseguir mais retorno dos funcionários, o que ajuda no treinamentos dos mesmos e no processo de revisão dos processos internos. No fim das contas, isso também afeta os resultados finais da empresa, já que quanto mais construtivo for o feedback, melhor a construção e melhoria da performance dos colaboradores. Para isso, a empresa também adota ideias de jogos mais básicos da gamificação, como sistemas de recompensa por engajamento dos funcionários e pequenas ações em tarefas do cotidiano da equipe.

Aprenda a inovar com gamificação no ambiente de trabalho

Inovar é propor melhorias e soluções de problemas para um público específico. É, basicamente, oferecer valor real para quem tem uma necessidade específica ou que ainda nem reconhece que tem. No ambiente de trabalho, a inovação pode acontecer de várias formas e a gamificação pode ser um fator importante para alcançar esse objetivo.

Gamificar e inovar são duas propostas que caminham juntas. Gamificação é sobre propor uma experiência melhor para alcançar objetivos, enquanto a inovação busca a geração de valor real e perceptível como resultado. Com criatividade, dinamismo e contando boas histórias, os dois conceitos são uma combinação perfeita para quem quer melhores resultados no ambiente de trabalho.

Mas como fazer isso?

De forma resumida, precisamos estabelecer que a gamificação é a implementação de elementos de games em processos, atividades, produtos e projetos. Isso não significa que as empresas precisam criar jogos a partir e para o trabalho, ou mesmo oferecer puramente a diversão no cotidiano do negócio. O que os líderes das empresas precisam promover, de fato, é a interação e o engajamento nas equipes, em torno das ideias típicas dos games.

Para aplicar o conceito na prática, muita coisa pode ser feita no ambiente de trabalho. E o melhor de tudo é que nem precisamos criar projetos ambiciosos para gamificar. Para inspirar o líder que quer inovar com gamificação, veja algumas dicas:

  • Sistemas de metas e objetivos que podem ser cumpridos e resultar em recompensas. Podem servir para estimular a colaboração da equipe, gerar feedbacks para os líderes e muito mais;
  • Ações em aniversários e datas especiais para a equipe, que podem ser transformados em eventos, em gincanas, concursos e qualquer tipo de ação que promova a interação e até a competição saudável entre o time;
  • Concursos culturais, promoções e sorteios, que podem ser voltados tanto para o público interno quanto externo. Pensando no ambiente de trabalho, essas ações podem ser voltadas para melhorar processos, fortalecer a cultura e os valores da empresa ou mesmo para dinamizar qualquer tarefa cotidiana;
  • Utilização de metodologias, processos e abordagens mais dinâmicas e inteligentes para a resolução de problemas no ambiente de trabalho. Um bom exemplo disso é a aplicação do design thinking pela empresa. Essa abordagem, que utiliza elementos do design para levantar, debater e construir soluções de questões relevantes do negócio, remonta o uso inteligente da criatividade e da empatia para facilitar o processo de inovação.

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ECHOS

A Escola Design Thinking foi criada para aqueles que desejam estar na fronteira da inovação.

Criada em 2012 pela Echos – Laboratório de Inovação, a Escola Design Thinking é uma escola de inovação na prática que tem como propósito formar a nova geração de inovadores.

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