Estamos diante de uma realidade que nos apresenta problemas sociais cada vez mais complexos, porém ainda não conseguimos propor soluções com a mesma magnitude. Há muitas boas intenções, mas para que possamos gerar efetivamente impacto na sociedade é preciso buscar resultados. Como costumamos dizer é preciso fazer o bem, bem feito!

Nesse cenário, vemos emergir nos últimos anos pelo mundo e especialmente no Brasil, o empreendedorismo social.

Mas o que significa empreender?

Do senso comum talvez venha a ideia de criar necessariamente um negócio. Porém, o ato de empreender, em sua essência, nada mais é do que a vontade de alguém em gerar valor a partir de algo novo. Empreender é, portanto, uma forma potente de geração de riqueza.

No entanto, o que tem acontecido nos últimos séculos foi esse valor gerado ficou restrito na esfera privada. Criamos uma forma de geração de riqueza que apenas tem beneficiado indivíduos, não necessariamente a sociedade.

Por isso, quando falamos de empreendedorismo social, estamos falando de uma nova forma de gerar valor que extrapola a esfera privada e beneficia a sociedade como um todo. Surge, dessa forma, novas relações de produção e de circulação de riqueza, em que é possível ser positivo para todos os envolvidos.

Para tanto, precisamos de organizações e negócios que busquem ser efetivamente relevantes para as pessoas, ao mesmo tempo que sejam sustentáveis (ou até lucrativo) para quem os implementa, criando um círculo econômico virtuoso e de abundância.

Mas como organizações e negócios podem de fato gerar impacto na sociedade?

No dia 17/11, às 20h, queremos convidar você é nosso convidado(a) para participar de um bate-papo online sobre como o empreendedorismo social pode ajudar a estabelecer um novo paradigma ao capitalismo, mostrando que é possível fazer o bem de maneira sustentável e que impacte positivamente a vida das pessoas.foto_nina_valentini_arredondar-1

Nesse debate, mediado por nós da Echos, teremos a presença de duas pessoas muito especiais. Teremos a presença de Nina Valentini, Presidente do Movimento Arredondar e nessa semana vencedora do Prêmio Folha de Empreendedor Social 2016 na categoria jovens (até 35 anos), criou a primeira iniciativa brasileira focada em microdoações a partir do mecanismo chamado arredondamento.

Por meio com parcerias com lojas e supermercados, incentiva-se as pessoas a arredondarem os centavos de suas contas nestes estabelecimentos. Todo valor arrecadado vai diretamente para organizações sociais selecionadas que trabalham pelos 8 Objetivos do Milênio, da ONU.

É pouco que se torna muito! Em 2015, foram realizadas mais de 1 milhão de microdoações. Saiba mais sobre a iniciativa:

Também vale a pena dar uma olhada no documentário “ENTRE MUNDOS”, no qual é co-produtora, que mostra a emergência dos negócios sociais pelo mundo. Para mais informações acesse aqui o site.

foto_gilberto_ribeiro_vox_capitalNosso outro convidado é Gilberto Ribeiro, sócio da Vox Capital. Gilberto, formado em em Administração de Empresas pela FEA-USP, iniciou sua carreira profissional nas áreas de de finanças, consultoria, gestão de projetos e desenvolvimento organizacional em empresas como Caixa, PWC e Vale. Juntou-se à Vox em 2011, logo após de deixar a vila de Moatize no interior de Moçambique, onde trabalhou na primeira operação greenfield de carvão da mineradora brasileira.

A Vox Capital é a primeira empresa de investimentos de impacto social no Brasil. Por meio de um fundo de investimentos, a Vox investe para causar impacto com foco em saúde, educação e serviços financeiros. O objetivo é juntar impacto social com retorno financeiro, buscando unir dois aspectos da vida que, tradicionalmente, são vistos como concorrentes: ganhar dinheiro para se sustentar e prosperar, enquanto se trabalha para criar uma sociedade mais justa e feliz.

O objetivo dessa conversa é juntar gente boa para discutirmos como organizações e negócios são capazes de criar soluções que de fato respondam às necessidades sociais. Nós acreditamos que é possível sim criar sistemas em que todos ganham na cadeia de produção, impactando a sociedade sem deixar de pensar no indivíduo. É hora de mudar o jogo!

Como participar

O Debate acontecerá no dia 17/11, quinta-feira, às 20h, horário de Brasília, e será transmitido online.

Para participar, basta preencher o formulário ao lado! No dia do evento você receberá, até uma hora antes de seu início, o link para ter acesso a transmissão. Não pode participar ao vivo? Se cadastre para receber a gravação! Nos vemos lá!botao_inscreva-se