Inovação é um tema recorrente para qualquer pessoa envolvida no mundo dos negócios, mas que muitas vezes se apresenta de forma árida e abstrata. Afinal, o que é ser inovador?

Literatura sobre isso não falta, inclusive, já indicamos alguns livros-referência quando se trata de inovação. Mas também os filmes são ferramentas extremamente úteis como fonte de aprendizado. Não só porque ampliam a visão de mundo, mas também contribuem para a aquisição de repertório, recurso essencial para pensar fora da caixa.

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 filmes que tratam de temas relevantes como inovação, empreendedorismo e criatividade.

1) Walt Antes do Mickey

O longa-metragem Walt antes do Mickey mostra os primeiros anos da trajetória de Walt Disney dentro no universo da animação, antes de criar seu grande sucesso, o personagem Mickey Mouse. Contando os altos e baixos desse período, o filme revela a persistênciapost_filmes_walt de Disney e toda a sua força criativa, ao mesmo tempo que o humaniza mostrando suas fraquezas.

Marcado pela frase “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, dita por Roy Disney, seu pai, Walt personifica a ideia de que inovação mais do que genialidade, acontece a partir da transpiração e da habilidade de conectar diferentes repertórios.

2) Tarja Branca – A Revolução que Faltava

O Tarjapost_filmes_tarja_branca Branca, produzido pela Maria Farinha Filmes, é um convite para explorar a criatividade e repensar a forma como lidamos com o mundo hoje e no futuro. Utilizando como fio condutor o ato de brincar e explorando o porquê as crianças estão deixando as brincadeiras, mostra a necessidade de se resgatar o espírito lúdico.

É bastante interessante porque traz a visão de artistas, pedagogos e pesquisadores, além de relatos de adultos com diferentes gerações, origens e profissões. O documentário convida ao resgate da infância como um caminho para entender o que faz as pessoas felizes, alegres e criativas.

3) A Rede Social

post_filmes_a_rede_socialApesar de ser mais uma dramatização do que uma história baseada em fatos reais sobre o início da maior rede social, o Facebook, A Rede Social traz alguns ensinamentos importantes.

Se há fortes dúvidas sobre a veracidade dos acontecimentos mostrados no filme, a verdade que se pode tirar é que a vida de empreendedor costuma ser conturbada da mesma forma. Muitas pessoas acreditam que empreender é simples, mas antes do sucesso de qualquer jornada, existem muitos percalços.

Nesse sentido, a obra cinematográfica é bastante válida ao mostrar as variáveis que envolver criar e desenvolver um negócio, tanto do ponto de vista do produto quanto de liderança. Além de servir como um retrato do início da revolução digital que estamos hoje vivendo e da geração que a iniciou.

4) Steve Jobs: The Lost Interview

post_filmes_jobsConhecido como uma pessoa de personalidade extremamente reservada, este 70 minutos de entrevista com Steve Jobs valem ouro.

Primeiro porque Jobs estava em um momento crucial de sua carreira – e de certa forma mais humilde, aberto e relaxado. Havia se passado 10 anos que fora demitido da Apple e conduzia a NeXT, uma empresa de computação de nicho e a Pixar.

Segundo porque o empresário conta histórias da sua carreira, desde o início quando criou com Steve Wozniak a Apple da garagem de casa, compartilhando a sua visão de futuro dos negócios e o que realmente o motivava.

Após a entrevista, torna-se muito claro como e porque Jobs nos anos seguintes conseguiu resgatar uma Apple à beira da falência e revolucionar indústrias e forma como interagimos com a tecnologia. Vale lembrar que esta entrevista foi realizada para a série televisiva “Triumph of the Nerds”, conduzida por Robert X. Cringley. Na série foram apenas inclusos 10 minutos da entrevista. O resto da gravação acabou se perdendo até que a fita original foi encontrada na garage do direto do programa.

5) Print the Legend

post_filmes_print_legendPrint the Legend
é um documentário sobre o movimento maker ao abordar uma nascente indústria, a das impressoras 3D. O filme retrata bem a era “Macintosh” das impressoras 3D. Era em que a tecnologia deixa de ser um nicho e de alto custo para ser se tornar um mercado de massa e com custos acessíveis podendo ser utilizada por qualquer um no conforto de casa.

Mostra também os bastidores e a corrida das empresas “de garagem” e dos empreendedores para se tornarem negócios relevantes e sólidos, ao mesmo tempo que buscam disseminar o espírito do faça-você-mesmo.

No fundo, trata-se de um filme sobre como a busca do Sonho Americano afeta as pessoas no nível individual e as consequências de suas crenças em relação aqueles que acreditam no movimento maker e trabalham para fazê-lo acontecer.