Imortalizada como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas belas praias e paisagens, por seu carnaval e pelo turismo pungente. Mas o que pouco se sabe é que ali também há uma nova economia borbulhando. Você já ouviu falar de economia criativa?

O termo “economia criativa” se refere a atividades com potencial socioeconômico que lidam com criatividade, conhecimento e informação. Correspondem às empresas que lidam com a criação, produção e a comercialização de bens criativos de natureza cultural e de inovação. Para você visualizar melhor, alguns exemplos de atividades relacionadas a essa economia são: publicidade, arquitetura, design, moda, música, artes cênicas, editoração, audiovisual, tecnologia, entre outras.

Segundo estudo realizado pelo Sistema FIRJAN, o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, em 2013 havia mais de 251 mil empresas atuantes nessa indústria e movimentaram mais de 126 bilhões de reais, crescimento de quase 70% quando comparado ao ano de 2004.

873_o_peso_da_criacaoPara saber mais sobre economia criativa, não deixe de conferir nosso ebook gratuito Economia Criativa: como explorar e crescer no mundo dos negócios elaborado pela Descola. Com ele, você irá entender melhor sobre a economia criativa, a sua relevância e como você pode atuar nela. Acesse o material AQUI.

Rio Criativo: a primeira incubadora pública de economia criativa no Brasil

Trazendo um exemplo de como a indústria criativa pulsa no Rio de Janeiro, desde 2013 funciona a Incubadora Rio Criativo. Uma iniciativa da Secretaria de Cultura do estado, a Rio Criativo é um centro de inovação que estimula o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos da economia criativa no Rio de Janeiro, impulsionando o desenvolvimento econômico e social por meio da criatividade e inovação.

Em um espaço de mais de 2.500 m² localizado no centro do Rio, acontecem atividades de formação, apoio, geração de negócios para empresas, associações, redes setoriais e territoriais. Um dado interessante é que esse sistema de  suporte proporcionou às empresas incubadas um salto no faturamento em conjunto já nos doze primeiros meses de incubação: de R$ 1 milhão para R$ 10 milhões.

O que a Echos tem a ver com isso?

A economia criativa está em franca expansão exatamente porque empresas e governos estão enxergando cada vez mais o conhecimento como um importante ativo. A informação passa, portanto, a ser fonte de valor e a exercer papel essencial na economia. O uso de ideias e da criatividade estão se transformando em instrumentos essenciais para se produzir mercadorias, serviços, processos.

Ao fundo, vemos uma mudança de modelo mental. Vemos a era da criatividade emergindo. Daqui em diante, a criatividade será uma das habilidades fundamentais para abordar os problemas complexos do mundo e dos negócios e não apenas restrita a uma indústria.

É nesse movimento que a Echos se encontra. Com a missão de formar a próxima geração de inovadores do Brasil, ofereceremos cursos que ativem o potencial criativo de cada um, para que qualquer pessoa possa criar soluções inovadoras e fora da caixa.

Vemos no Rio de Janeiro uma quantidade enorme de pessoas criativas, empreendedoras e conectadas. Há ali uma vocação latente para a inovação. Por isso, estamos ampliando nossa gama de cursos nas terras fluminenses. Além do nosso curso que viaja pelo Brasil, o Design Thinking Experience, estamos abrindo edições do Business Design e do Inovação Social.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos nossos cursos:

BUS-mini-banner-780x526

Business Design: No curso de Business Design, parte-se do pressuposto que todas as partes de um negócio são hipóteses que podem ser prototipadas, testadas e melhoradas. Dessa forma, a abordagem permite, de forma iterativa, o desenvolvimento dos negócios desde o conceito inicial até o lançamento do negócio.

A partir da combinação de mindsets, métodos e habilidades você potencializa sua criatividade e a habilidade de tornar sua ideia em negócios inovadores em 3 dias de muita mão na massa! Para mais informações, acesse nosso site aqui.

IS-mini-banner-780x526

Inovação Social: Pensar em sistemas onde um tem que perder para o outro ganhar já é obsoleto. A nova lógica de abundância nos mostra um caminho onde todos podem ganhar e nos permite criar sistemas que realmente impactam a sociedade sem deixar de pensar no indivíduo.

No programa de inovação social você irá aprender a gerar soluções, negócios ou sistemas em que todos atores envolvidos ganham. Você desenvolve sua criatividade para pensar diferente e aprender de maneira sistêmica sobre como impactar positivamente a sociedade. Saiba mais sobre o curso aqui.

DTX-mini-banner-780x526Design Thinking Experience: O Design Thinking Experience é um programa de 3 dias intensos que lhe dará uma grande compreensão sobre os princípios do design thinking, as principais ferramentas e as metodologias para aplicação.

O foco deste curso é a mão na massa e para mostrar que a criatividade está dentro de cada um. Você aprende fazendo! Saiba mais sobre o curso aqui.