Esta semana decidimos separar uma dica rápida sobre uso do post-it.

Muito provavelmente em projetos de inovação que desenvolva, você será estimulado a tirar suas ideias da cabeça e materializá-las no papel usando os post-its como ferramenta.

O motivo é que esse processo é uma ótima forma de tornar visual o pensamento. Além disso, torna-se muito mais fácil (re)organizar as suas ideias de diferentes formas. A grande vantagem é tornar o que era uma confusão mental em um pensamento melhor estruturado.

Como resultado, muitas vezes, o simples fato de mudarmos as informações de lugar, oferece novas perspectivas e  provoca insights relevantes.

Porém, o que muitos não sabem é que o modo como se destaca o postits pode acabar sendo importante ao longo de um projeto.

Pode parecer bobagem, mas a depender da maneira como é feito o destaque, há comprometimento da aderência do papel e ainda do formato do mesmo no board ou parede. Como consequência, pode haver a deformação do papel ao longo do tempo. Ao final, pode ocorrer o prejuízo da qualidade de visualização dessa ferramenta ou até mesmo a perda de informações importantes.

post_uso_postits

Por isso, a seguir, trouxemos esses dois passos rápidos, fáceis e indolor para você possa aplicar imediatamente nos seus projetos.

Modo menos adequado

Evite fazer o destaque de baixo para cima. É esse movimento que compromete a aderência do papel.

post_postits_errado

Modo mais adequado

Retirar o papel pela lateral, fará com que se destaque sem deformação e com muito mais aderência.

post_postits_certo

Mas lembre-se: não existe, de fato, o certo ou errado. O importante mesmo é que você continue usando os famosos post-its para liberar suas ideias!

Se pudesse dar mais uma #dicadeamigo, não deixe de conferir nosso ebook gratuito sobre Design Thinking na Prática! Com ele, você irá aprender sobre toda essa abordagem que tem revolucionado a forma como organizações e pessoas geram soluções. No material, você encontra a explicação de como funciona todo o processo de design thinking para que já possa aplicá-lo no seu dia a dia! Para ter acesso ao ebook, clique aqui.