Ser de fato uma empresa inovadora é um grande desafio, principalmente para grandes empresas. Estamos falando de gerar inovação considerando milhares de colaboradores, estruturas complexas e toda a cultura organizacional.

No entanto, estamos presenciando um movimento no mercado de empresas que estão mudando o jeito de pensar e trazendo a inovação cada vez mais para o centro do negócio. Um exemplo muito interessante é o da Natura. Com o propósito de redesenhar o modo como interage com seus públicos, a companhia já há uma década está caminhando nesse sentido desenvolvendo inciativas de inovação aberta.

Em 2006, nasceu o Natura Campus, um espaço de colaboração e construção de relacionamento com instituições de ciência e tecnologia, empresas e empreendedores. O objetivo da iniciativa é utilizar a colaboração para gerar inovação e valor compartilhado. Por meio do portal do Natura Campus, são feitas chamadas periódicas à rede e, as comunidades científicas do Brasil e do exterior são incentivadas, inclusive financeiramente, a desenvolver novos conceitos, produtos, serviços e processos.

De lá surgiu, por exemplo, o creme antirrugas Chronos Passiflora, cujo ativo calmante foi desenvolvido pela Natura em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Além desse projeto, a Natura já desenvolveu mais 13 projetos de inovação, bem como diversos projetos de pesquisa com universidades.

Um outro espaço de inovação criado pela Natura é o Cocriando. Com a crença de potencializar a criatividade das pessoas, o mundo em rede e colaborativo, o Cocriando surgiu em 2013 como uma plataforma de colaboração para inovação.

Como funciona a COcriação

Buscando entender questões de comportamento dos seus consumidores, a Natura, a partir de um site, chama voluntários para colaborarem com a empresa na geração de novas ideias para produtos e serviços. A colaboração é feita em jornadas, em que são definidos temas específicos de acordo com os desafios que a empresa enfrenta.

Essa jornada nada mais é do que um processo de inspiração, discussão, seleção e definição de ideias sobre um determinado tema, que acontece tanto pela internet, como também em reuniões presenciais.

blog_cocriando_natura_comofunciona

Fonte: site do Cocriando

Vale destacar que a participação dos voluntários se concentra na fase inicial do processo de inovação, já que o desenvolvimento efetivo é realizado pelos times internos da Natura.

Em relação ao impacto do projeto, até o momento o Cocriando já recebeu 981 ideias, desenvolveu 7 jornadas de inovação e contou com a participação de 1586 pessoas.

Para você entender de fato como funciona o processo, não deixe de conferir o vídeo abaixo:

A importância de se cocriar

A cocriação é uma ferramenta bastante poderosa, porque traz as pessoas para o centro do processo. Aproxima a empresa dos seus consumidores atuais e potenciais de uma forma muito mais humana, além de conseguir de modo mais assertivo propor soluções que realmente sejam relevantes.

Outro ponto importante é que essa metodologia aproxima a empresa do que chamamos de usuários extremos – usuários que possuem um uso intenso ou profundo conhecimento em relação a um produto ou serviço. Apesar de serem uma valiosa fonte de pesquisa, afinal interagem com os produtos e serviços de modo intenso e em diferentes contextos, esses usuários são pouco considerados em pesquisas tradicionais de mercado.

Além de tudo, torna-se um ótimo mecanismo para as empresas aproveitar oportunidades ocultas no mercado. Entender de modo profundo o que os consumidores pensam, fazem e como fazem é o primeiro passo para que se possa pensar em soluções realmente inovadoras.

Conheça o projeto Viva Sua Beleza Viva!

Atualmente, está no ar a jornada “Viva Sua Beleza Viva – Como a Natura pode te incentivar a viver a sua beleza?”.  Trazendo questionamentos como “O que é beleza para você? Qual é a sua beleza? Como uma marca de cosméticos pode contribuir para que você vivencie mais a sua beleza?”, a empresa busca entender melhor como as pessoas se relacionam com a própria beleza e o como isso se traduz nos cuidados diários.

O objetivo final é, a partir da cocriação, obter ideias e soluções que possibilitem entregar experiências, produtos, comunicações, serviços e conceitos que surpreendam e contribuam para que cada pessoa viva a sua “beleza viva”, como a empresa afirma.

Confira a chamada que a Natura realizou para esse desafio:

Ainda dá tempo de participar e cocriar com a Natura, a jornada finaliza em 3 semanas. Então não perca tempo: corre para o site no site do Cocriando, faça o seu cadastro na plataforma e cocrie! 😉